E quem foi que disse que a opinião dos outros não importa?

Acho que dos bordões, dos ditados, mais hipócritas que muitos enchem a boca pra dizer é 'A opinião dos outros não me importa'. Mas é claro que importa. Não deveria importar, mas importa. Chega um momento x que a opinião dos outros nos importa tanto, que passa ela a ser nossa própria opinião, sem nenhuma reflexão, sem nenhuma análise.

Tava lendo no Twitter um trecho duma reportagem da Veja 'O cantor que a esquerda destruiu' que trata do filme 'Ninguém Sabe o Duro que Dei' que narra a história dos altos e BAIXO na carreira do cantor Wilson Simonal. Vi também outras reportagens na TV anunciando o documentário.

Essa é a história de alguém que a 'opinião dos outros' destruiu. Diferentemente de todos, pelo pouco que puder perceber, Simonal não transformou essa em sua opinião. Mas, talvez tenha feito pior: desistiu de desmascará-la, já que se dizia inocente da acusação de ser informante do DOPs, órgão repressor da ditadura -- quase uma redudância. Acredito que ele tenha lutado muito contra isso, já que reuniu documentos e esbravejou até o dia em que desencarnou. Mas se entregou ao alcoolismo, mostrando que de certa forma se colocava incapaz diante daquela situação, se refugiando no esconderijo que o álcool lhe oferecia.

Não estou aqui dizendo que ele foi um fraco. Jamais. Ninguém sabe, e eu não sei, como é ser aclamado pelo público a ponto de regê-lo em shows e depois se encontrar no mais profundo ostracismo. Na verdade ostracismo não, pois, a partir do momento em que as pessoas te ignoram de propósito, significa que elas não te esqueceram. Acho isso bem pior e cada um reage como pode.

Com isso, penso que a maioria de nós ainda não está pronta para praticar o 'não ligo para a opinião dos outros'. De certa forma todo mundo liga, uns mais, outros menos. Não deveríamos, mas damos à opinião alheia um valor bem maior que aquela que ela merece. Sim, a opinião externa merece valor, já que sem ela não saberíamos identificar nossa própria e assim não saberíamos tomar nossas decisões. E é justamente isso que está faltando.

PS.: Eu acredito no Simonal.

0 comentários: