Criticar é tão fácil….

Acho que a coisa mais fácil que o ser humano tem pra fazer é criticar, apontar o dedo e dizer o que está errado em alguém. Isso vale pra mim e pra todo mundo. E o interessante é que, quase invariavelmente, a crítica tem um prólogo “Quem está de fora vê melhor”… depois disso, lá vem bomba – rsss.

Quando percebemos um erro, um equívoco em alguém, as palavras saem como bolhas de sabão, fáceis e sem nenhum controle. Nossa palmatória está ali, ligada em 220 v, pronta para desferir ao ser errante à nossa frente tudo o que ele não deveria fazer e está fazendo e/ou tudo o que ele deveria fazer e não faz. Nos sentimos triunfantes, e nos invade a sensação de que estamos alguns patamares acima. Ledo engano, ai ai.

Vi dizer um dia desses uma observação importante, que eu acho até que já virou ditado: quando apontamos o dedo pra alguém, existem três apontados em nossa direção. Isso é verdade, e não só no sentido físico – os dedos da nossa mão. Na maioria das vezes, quando nos empenhamos em criticar outra(s) pessoa(s) é justamente pelo fato de querermos mascarar os nossos próprios erros. É como se, apontando pra outras pessoas, surgisse um manto que oculta nossos próprios escorregões.

Tarefa difícil é identificar nossas próprias falhas, tentar curar feridas que causamos e, a partir daí, modificar atitudes e pensamentos. Isso sim é árduo, mas é o que tem valor! Um dia Gandhi disse que se queremos mudar tudo ao nosso redor, temos que começar por nós mesmos. Mas é justamente isso que ninguém faz. Como seria mais fácil…

Além disso, muitos sabem perfeitamente como indetificar erros alheios, com desenvoltura quase técnica. Mas, quando se fala em ajudar a corrigir erros, todo mundo se faz de desententido e se retira à francesa.

Mudar não é fácil, ajudar os outros a mudar também não é. A maioria prefere pegar o caminho mais curto e paliativo, que encarar a estrada mais longa e definitiva. Criticar é tão fácil…

2 comentários:

Antenor Thomé disse...

Olá!!
Gostei do blog, do layout!!!!

O texto está ótimo!! Tem muita razão!!

Um beijo

Antenor Thomé
www.muraldoantena.com.br

Iana disse...

Dayse, você escreveu algo sobre a coisa mais certa do mundo: criticar é fácil, apontar os erros alheios, mais ainda... Pois até na Bíblia tá escrito que é mais fácil você enxergar um argueiro no olho do próximo que conseguir enxergar uma trave que está diante de seus olhos!
Parabéns pelo texto!!